Vitinicultura na África do Sul

Nesse país localizado na ponta sul do continente africano, as primeiras mudas de parreiras chegaram pelas mãos dos holandeses no século XVII, sendo plantadas no entorno da Cidade do Cabo. A produção de vinho incrementou mais com a chegada dos primeiros imigrantes franceses (protestantes oriundos da Região de Bordeaux), que trouxerem sua experiência na vitivinicultura.
Durante o período nefasto do apartheid, a África do Sul sofreu forte boicote aos seus principais produtos, entre eles o vinho, tornando-se um produto de consumo interno e com uma qualidade sofrível. Após a queda do regime segregacionista, o país se adaptou às novas exigências do mercado mundial, conseguindo um salto de qualidade na produção do fermentado de Baco (uvas de melhor qualidade, rendimento mais baixo por hectare, melhor técnica de armazenamento, etc). Hoje a África do Sul é um doas mais importantes produtores do Novo Mundo, com exportações crescentes e boa penetração no mercado americano e europeu.
As principais regiões produtoras ficam em um raio de 100 km da bela Cidade do Cabo, são elas: Stellenbosch, Paarl, Franschhoek e Contantia.
A uva símbolo é a pinotage, que surgiu em 1925 do cruzamento da pinot noir e da cinsault (lá a cinsault é conhecida pelo nome de hermitage, daí o nome pinotage). Os varietais produzidos com essa cepa são bem interessantes e saborosos. Vale a pena experimentar, pois há uma grande disponibilidade no Brasil com preços bem acessíveis. Também se produz ótimos cabernet sauvignon, merlot e syrah; verietais e em cortes.
Quando se fala em brancos, a sauvignon blanc é mais importante e com maior produção. Há também bons brancos com a chenin blanc.
Algumas dicas de marcas abaixo, encontradas no mercado brasileiro:
Obikwa, Twenty 10, Steenbergh, Fleur du Cap, Namaqua, Nederburg, Simonsig e Plaisir de Merle 

ÁFRICA DO SUL EM NÚMEROS:
Produção: 9.783.000 hl
Consumo no país: 3.557.000 hl (per capita de 7,2 litros/ano)
Superfície dos vinhedos: 133 mil hectares
Importação: 141.000 hl
Exportação: 3.126.000 hl

Nenhum comentário:

Postar um comentário