Em valores (US$) o mercado como um todo cresce 14,9% no período e em volume 12,6%. Os países com maior crescimento foram: Espanha, Chile e Portugal. Na outra ponta, Itália foi o país que perdeu, tanto em valor como em volume (-11,4% e -15,0% respectivamente); já a Argentina perdeu em volume (-5,2%) mas cresceu em valores (7,6%), mostrando que os hermanos estão priorizando os vinhos de maior qualidade e valor agregado.
Devemos também considerar a valorização do dólar frente ao real nesse período, que impactaram o crescimento do mercado em valores. Vejam o share abaixo por país:
PAIS | TOTAL USD 2012 | PART $ 2012 | PART $ 2011 |
CHILE | 40,072,695 | 36,6% | 33,1% |
ARGENTINA | 22,961,058 | 21,0% | 22,4% |
PORTUGAL | 15,408,681 | 14,1% | 14,1% |
ITÁLIA | 11,676,062 | 10,6% | 13,7% |
FRANÇA | 7,994,289 | 7,3% | 7,5% |
ESPANHA | 5,154,297 | 4,8% | 4,5% |
OUTROS | 6,125,205 | 5,6% | 4,7% |
TOTAL BR | 109,392,287 | ||
*VOLUME 2012 | PART VOL 2012 | PART VOL 2011 | |
CHILE | 1.380 MIL | 41,4% | 37,9% |
ARGENTINA | 646 MIL | 19,4% | 23,0% |
PORTUGAL | 453 MIL | 13,6% | 11,3% |
ITÁLIA | 448 MIL | 13,5% | 17,5% |
FRANÇA | 117 MIL | 3,5% | 3,4% |
ESPANHA | 118 MIL | 3,6% | 2,7% |
OUTROS | 164 MIL | 4,9% | 4,1% |
TOTAL BR | 3.329 MIL |
*garrafas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário