Mr. Mondavi em Petrópolis

Robert Mondavi é uma verdadeira lenda para os americanos. Sem querer ser exagerado, ele foi o responsável pelo ótimo status atual que os vinhos finos californianos gozam no Mundo. Suas melhorias técnicas aliadas a ousadas estratégias de marketing trouxeram reconhecimento mundial para os vinhos de Napa Valley.
Em 1966 ele fundou a "Robert Mondavi Winery", que se tornou uma das mais importantes vinícolas no Novo Mundo, produzindo desde então, vinhos que rivalizam com os melhores europeus. Ok que ele também contribuiu com a moda do aumento do teor alcoólico e a "carga de frutas" nos engarrafados de Baco, mas é isso que o americano médio gosta (e a maioria dos brasileiros também).
Lamentavelmente, como todo o vinho da Terra de Obama, os produzidos pela Mondavi chegam aqui em quantidades pequenas e com preços bem altos.
Eu e a Eliane abrimos um pouco mais a carteira e pagamos R$90,00 (nos EUA ele é encontrado por uns U$12.00) por um Robert Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon 2010 no belíssimo e ótimo Restaurante Imperatriz Leopoldina (anexo do Hotel Solar do Império em Petrópolis).
IMG-20130115-00047.jpg
Apesar desse varietal (88% de cabernet sauvignon, 5% de syrah, 3% de merlot, 2% petit verdot, 1% malbec e 1% cabernet franc) ser um vinho "de combate" da vinícola (mais simples e de hierarquia mais baixa do portfólio), ele estava em boa forma e valeu cada gota.
Cor vermelha púrpura. No nariz percebemos frutas escuras e vermelhas (ameixa, framboesa e cereja). Na boca estava bem redondo e suave, com uma acidez não tão marcante.
Caiu muito bem com o meu prato de bacalhau e... Pasmem! Com o polvo da Eliane também...

Bons Brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário