Pequenos... "Grandes" produtores brasileiros

Todos aqueles que militam no mundo do vinho reconhecem a importância das gigantes brasileiras (Miolo, Salton, Aurora, etc), mas há vida (quero dizer, vinho!) além das cercas que delimitam suas plantações!
Infelizmente a grande maioria dos pequenos e médios produtores nacionais não conseguem colocar seus rótulos ao alcance do consumidor dos Grandes Centros. Simplesmente não há espaço nas prateleiras e cardápios paulistanos, cariocas, mineiros, baianos...
Perdemos todos nós, que não conseguimos degustar grandes vinhos elaborados com esmero, e muitas das vezes, com qualidade bem superior aos "de sempre".
Precisamos dar uma chance ao nosso paladar. Ele não pode ficar padronizado.
Diga sim ao pequeno produtor!

3 comentários:

  1. Não seria o caso de usarmos esse post para indicarmos os pequenos produtores que conhecemos e que fazem bons vinhos?
    Comecaria minha lista com o vinho Elephant Rouge produzido por Jean Claude Cara.
    Na faixa dos 60 reais.

    ResponderExcluir
  2. Aurelio, a proposta são vinicolas nacionais, pelo que entendi no post.
    Ja experimentaram Quinta da Neve? Além do famoso Pinot Noir, que tem baixa produção e é raro, tem ótimos brancos e um corte sangiovese-cabernet sauvignon-merlot sensacional. Um digno "supertoscano" brasileiro. E os preços são bons! Recomendo.
    Ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Carlos,
      Esse vinho, apesar do nome é nacional. O produtor, Jean Claude Cara, que é da Borgonha costuma vir muito ao Brasil e produz o vinho nas instalações da vinícola Larentis. Está hoje na faixa dos 60 reais e é um corte com Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinotage.
      O Quinta da Neve é um excelente vinho e a bom preço. Gostei muito do Pinot Noir. O corte de sangiovese não conheço mas fiquei interessado. Vou procurá-lo.

      Excluir