Um bom francês

Todos nós sabemos que não e fácil escolher um bom (e barato) vinho francês aqui no Brasil, principalmente ser for um de Bordeaux. Essa Região do Sudoeste da França e próxima ao Oceano Atlântico possui cerca de 13 mil produtores cultivando mais de 100 mil hectares. Sua produção anual está na casa das 660 milhões de garrafas, tornando-a a maior produtora de vinhos finos do Mundo. Esses números impressionantes tornam a tarefa de separar o joio do trigo bem difícil para aqueles que não são profundos conhecedores da "geografia comercial" local. Bordeaux pode tanto produzir grandes e ótimos fermentados de Baco, como da mesma forma jogar no mercado verdadeiras porcarias.
Achar nos supermercados brasileiros um bom Bordeaux com custo abaixo dos R$50,00 é às vezes uma missão quase sempre frustrante. Bem, "arrisquei" uma compra de um no Supermercado Mundial (presente somente no Rio) pelo valor de R$36,00 (um grande risco) e me surpreendi positivamente.



Trata-se do "Tertre de Calon 2009", produzido pela Maison Querre na famosa sub-região de Saint-Emilion. Ele é produzido com 80% de merlot e 20% de cabernet franc, com a quantidade ideal de álcool (para o meu gosto)12,5%.
O paladar é rico, macio e com frutas vermelhas. Estava bem equilibrado.
Com esse preço, concorre tranquilamente com os bons chilenos e argentinos da mesma faixa.

Bons brindes e teste os franceses!


Nenhum comentário:

Postar um comentário